De Quem é a Culpa?



Muitas vezes as pessoas reclamam do Criador: "se Deus é tão amoroso, porque existe tanto sofrimento? Porque ele permite isto?" Colocar a culpa em Deus é uma forma errada de ver as coisas. As circunstâncias desagradáveis são culpa de quem é responsável de tomar decisões erradas devido ao inconsciente. O Pior que pode fazer um ser acondicionado e questionar as intenções do nosso Pai que nos quer bem. Tal ato nos submerge na mais terrível e escura tristeza de ego. Nunca devemos culpar ao Criador pelo abuso do principio da sagrada liberdade, o livre alvedrio é maior presente que Ele nos tem dado.

Deus nos mantém e nos cuida, ainda que nos outorgue a responsabilidade de assumir as conseqüências da liberdade. Por isto seu sistema de ação e reação, conhecido como a lei do Karma, indica que quando acontece algo desfavorável, tem como o propósito de dar-nos conta de que estamos fazendo algo equivocado. Se não houvesse nenhum tipo de reação detrás das ações negativas, não seriamos capaz de perceber quando estamos cometendo algum erro. Errar sem que haja uma advertência, somente pode provocar uma repetição interminável do erro. A idéia de Deus ao criar a lei de Talião (o olho por olho, dente por dente) foi para nos tornar conscientes.

O impulso e a motivação que dá a liberdade podem nos converter em seres gloriosos, criativos e amorosos em sumo grau; ademais pode dar anjos ao mundo, Devas, Semi Deuses ou devotos puros de Deus, seres sensíveis desejosos de obter a associação do Senhor e se converter no instrumento do seu amor. O Senhor criou a liberdade para permitir que estejamos ao seu lado sem nos impor nada, nem sequer o Seu amor.

Como o bem e o mal se debatem dentro de cada um de nós, o exercício da liberdade também pode fazer dos seres humanos monstros, personagens que abusam e mentem. Isto traz o sofrimento, algo pelo qual não se deve culpar a ninguém: "o único responsável pelo meu sofrimento sou eu mesmo".

Srila Sidhar Maharaj, um importante mestre vaisnava da Índia, disse: “o ambiente é perfeito, o errôneo somos nós mesmos". “O único responsável pelo que ocorre, sou eu" continua: "Deus é tão grande, amoroso e generoso que nos faz a sua imagem e semelhança. Ele nos criou com o corpo dotado de aspectos bonitos, entre os quais se destaca o coração amoroso, quer dizer:" aquela faculdade de sentir, pensar, desejar e amar espontaneamente. ! Ah Krishna, você nos fez bastante lindos, bem dotados!" isto deveria nos levar a conclusão de que, em potencia, estamos habilitados, para fazer as coisas positivas incríveis. Mais não, muitos se escudam com palavras como: "errar é humano" quando que culpar a outros por minhas desgraças é ainda mais humano, é demasiado humano. Assim se nega que o livre alvedrio pode causar problemas.

há quem não esteja interessado em aceitar a responsabilidade pelos erros cometidos, nem sentem a necessidade de se comportar humildemente ante Deus para obter Dele a ajuda, e seguir o caminho das equivocações e as ofensas. Ainda mais, advém na plataforma de negar a existência da divindade, amparando a vida no absurdo, quer dizer: a crença de que antes e depois da vida não há nada.

Deus é todo poderoso e nunca se engana; em troca, os seres humanos se enganam a cada passo. Isto na verdade, é um desastre; e deveria nos fazer ver a necessidade de pedir a misericórdia de Deus, para não estar perdidos. Atrás de cada ação, de toda circunstância, sempre esta a bondade de Deus, esperando a que redimamos nossas faltas.

Se cada um admitisse sua culpa, viveria sem ansiedade nem tristeza; ademais, si se aprende dos erros se passaria da irresponsabilidade a consciência que exigem as ações. Por este caminho se alcançará a perfeição da vida: o bhakti, o amor puro é espontâneo, assim como o serviço entusiasmado a Deus. Isto sim é vida.

Agora, ao saber de quem é a culpa, cada um deveria utilizar melhor a liberdade. As escrituras Sagradas, os Vedas, aconselham se levantar de manhã cedo e cantar os Santos Nomes de Deus:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Este canto nos permite ingressar ao âmbito da misericórdia e adquirir uma atitude de arrependimento pelos erros cometidos. A recitação ou canto dos Santos Nomes de Deus, nos eleva a plataforma de serviço com devoção, onde já não serve os caprichos pessoai, mais sim a causa comum da divindade.

Esta meditação deve estar acompanhada pelo estudo da filosofia da alma, consignada nos livros como o Srimad Bhagavatam e o Bhagavad-Gita, onde a Suprema Personalidade de Deus da suas instruções, a qual sem duvida alguma ajuda aos outros a entender, por exemplo, que fazer deliberadamente mal, enganar a mulheres, assim como abandonar os filhos, se intoxicar, matar aos animais, levar uma vida sexual descontrolada, entre outras coisas, desvia as pessoas e lhe fazem infelizes.

Coloquemos fim no ato de por a culpa nos outros e em Deus, diante dos problemas que nos trás a má utilização da liberdade.

Por ultimo uma recomendação especial: quando façamos coisas valiosas ou tenhamos experiências especiais na vida, demos todo o credito a Deus; e quando ocorram coisas desagradáveis, revisemos em nós mesmos as coisas que pôde haver gerado tal dor. Estamos considerando aqui o Karma, a reação ao realizado no passado.

Cantemos Hare Krishna, coloquemos a vida em ordem, e vejamos como tudo será muito melhor!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons