Corpo Burdo e Corpo Sutil


O tema do corpo denso/burdo e o corpo astral/ sutil é muitas vezes ignorado pelas pessoas. A ignorância da nossa sociedade atual vem da falta de compreensão de que o ser humano não é o corpo denso. A verdade é que muitos fazem uma confusão, gerando muitos erros, acreditando, em sua especulação, que o corpo denso e o corpo astral são a mesma coisa e que no momento da morte tudo acaba. Ou seja, o corpo se acaba e junto a ele a mente, a identidade e a inteligência. Com essa confusão é que o ser humano cria um mundo dirigido exclusivamente à experiência sensual, por isso se sacrifica, bem como por todos os tipos de sensação material, pondo em risco inclusive sua saúde e a saúde dos demais, com o objetivo de “saborear” diferentes estados de consciência, através das mais diferentes formas, inclusive com drogas.

As diferentes alterações da consciência que as pessoas procuram neste mundo material, são apenas ações para a satisfação do corpo. Além disso, existem outras pessoas que tentam compreender a identidade como se fosse a mente, a inteligência e o ego em um plano astral; e por curiosidade, fazendo coisas como por exemplo, tentativas de viagem astral, contatos com seres desencarnados através de médiuns, seres que estão andando neste mundo como fantasmas dispostos a entrar em contato conosco através destes mecanismos esotéricos; e também consultar o tarô, e definitivamente se tenta qualquer coisa para se ligar com a existência sutil. Mas a verdade é que tais práticas não podem ser consideradas espirituais, como muitos acreditam. Isso nada mais é do que uma sensação temporária, turismo astral por meio do qual se explora as profundezas da energia sutil, sem se aproximar, por mínimo que seja do plano espiritual.

Entre as pessoas temos os materialistas burdos, que só querem e pensam no corpo, e os esotéricos, ou aqueles envolvidos na tentativa de saber o que está além do perceptível e que se sentem muito satisfeitos espiritualmente, mesmo que não saibam nada de Deus. Não ouvi nada do mundo espiritual, porque estão relutantes em falar sobre isso. Eles não têm notícia alguma sobre o mundo espiritual, razão pela qual resistem em falar sobre o assunto. Sem dúvidas sentem-se inclinados em relação à manifestação impessoal de Deus e dizem coisas como: somos todos parte da energia cósmica, etc.

Agora vejamos cientificamente, em primeiro lugar, do que é composto o corpo burdo. O corpo denso é feito de elementos básicos da natureza: terra, água, fogo, ar e espaço (ou éter). Estes componentes são capazes, através da influência milagrosa do Senhor, de formar todos os tipos de entidades: desde o mosquito até os extintos dinossauros. É incrível como a combinação desses elementos pode alterar cores, texturas, formas e constituições. Melhor dizendo, a energia material pode produzir o diamante por um lado e o corpo de um animal como água-viva outros, que são quase água pura e estão lá flutuando no mar, todos formados pela mesma fonte, dos cinco elementos descritos. Esta fonte molda formas incríveis, mas todas as estruturas da carne, todas as variações dos corpos burdos, só se tornam possíveis porque há um corpo sutil, cheio de desejos, que está projetando a matéria. Mas por quê? Porque o Criador lhe deu a oportunidade de que o sutil - composto de mente, inteligência ou ego ou identidade influencie sobre o burdo, e mais, de que o sutil acredita no burdo.

O que foi anteriormente descrito, é um processo que ocorre da maneira mais imperceptível, quando um indivíduo entra no útero de uma mãe que, de acordo com o antigo conhecimento dos Vedas, é aonde se produzirá a formação do novo corpo material, um organismo programado de acordo com os desejos e Karma (ações ou reações da vida pregressa) individual. Segundo a lei do karma, ou respectiva lei de ação e reação, informação que se encontra nas Sagradas Escrituras, no corpo burdo podem manifestar-se algumas das reações agradáveis e também desagradáveis por causa das atividades do passado. Se alguém quiser ser muito bonito, então existe a possibilidade de nascer em um corpo muito bonito, mas com a atenuante de dívidas de vidas passadas. Tudo isso é possível e é conhecido como a lei da natureza, que dirige todas as formas e todas as vidas que se manifestam neste mundo.

No entanto, o corpo astral ou sutil é também material, já que a mente, a inteligência e o falso ego (ahankara ou identificação equivocada do ser com material), são materiais. Quanto ao corpo sutil, ali estão todos os registros de memória e todas as informações necessárias para receber um novo corpo, e uma avaliação é feita pela lei do karma.

A lei do karma (ou lei de ação e reação) dirige tudo no âmbito da aquisição de novos corpos, uma dinâmica específica para cada ser, pela vontade e na companhia do Criador. Ou seja, quando um ser desencarna, o corpo sutil e a alma deixam o corpo e são levados a lugares e formas de acordo com as ações realizadas no passado e os desejos que teve. No entanto, quando a alma atingiu a auto-realização, ela dá por encerrado seu confinamento no mundo material, porque transcendeu os desígnios da mente, da inteligência e do ego mundano.

A alma espiritual pura tem o poder de sentir, pensar e querer, mas quando através do falso ego se identifica com o material grosseiro, ou seja, manifesta apatia para a Verdade, então Deus em Sua infinita misericórdia, lhe outorga um corpo sutil, através do qual pode influenciar a matéria burda e criar corpos com os sentidos do tato, paladar, olfato, audição, para assim, sensualmente, se comunicar com o mundo dos objetos dos sentidos e poder tomar conta de sua natureza. Mas isso só ocorre por um tempo, uma vez que quando chega o momento, tudo se acaba, os seres encarnados têm que deixar seus corpos e, por causa dos desejos e do karma, adquirir novos corpos no mundo material e novamente com sua nova sentidos têm experiências sensoriais do mundo, novamente envelhecem e outra vez saem do corpo.

Então Deus criou a possibilidade de que possamos ter corpos materiais, tudo sob a direção do corpo astral, do corpo sutil. Mas quando alguém abusa do corpo físico (suicidar-se, morre drogado ou faz muitas atividades proibidas), ao sair do corpo denso, não tem direito a receber imediatamente outro corpo burdo, mas deve vaguear nas áreas do corpo astral como fantasma, bhuta em sânscrito. Esse é outro aspecto que é muito bem explicado nas escrituras védicas, onde realmente todos esses detalhes foram explicados extensivamente.

Portanto, quando a alma quer reconhecer a sua identidade eterna, deve transcender o flutuante que é a mente, bem como as limitações de inteligência, que por sua vez está ligada ao subconsciente, e o subconsciente está ligado à memória, mas... o que é a inteligência sem memória? e isso vai além, vai a uma área que é nebulosa, sutil, o lugar aonde se cria a ignorância: a ilusão do falso ego.

Muitas pessoas fazem perguntas sobre o assunto: Como é que a alma pura chega a ter todo esse confinamento na ilusão? Mas a resposta para essa pergunta é muito simples. Encontra-se na entrega a Deus, que não quer nos forçar a rendição a Ele. Pelo contrário, Deus quer que nós, voluntariamente, pela bondade e pelo amor universal, decidamos nos entregar ao amor e à perfeição da vida. Se uma pessoa humilde pede apoio à Deus para sair de seu confinamento no corpo denso e sutil, chegará então a auto-realização e Deus concederá um corpo espiritual. Esse novo corpo terá as mesmas faculdades de sentir, pensar e desejar, ainda que já não tenha mais o encobrimento do falso ego, do egoísmo, da mentalidade apática de servir à Verdade, da intenção de explorar, e dirá: não tenho nada a ver com isso, eu sou indiferente disso.

Todas as noções negativas têm de ser eliminadas para que a alma possa alcançar a auto-realização e assim, liberar-se dos corpos físicos burdo e sutil. Mas o fato é que muitas pessoas hoje estão ansiosas para explorar a matéria ou em explorar os campos esotéricos para ver quais poderes têm, ou com qual bhuta (fantasma) podem trocar informações ou ter notícias sobre os antepassados. Embora essas transições estejam no espírito do viajante do homem e de acordo com sua natureza eterna, devemos aceitar que neste mundo nunca mais seremos felizes por mais manobras que façamos, já que aqui não se encontra presente o Amor universal. No plano dos fantasmas, por exemplo, não há informação alguma que fale do Amor puro.

Só realmente os seres evoluídos, os devotos puros (por exemplo, os grandes devas como Brahma e Shiva) levam suas vidas de devoção a Deus, refugiando-se e pedindo misericórdia de poder ser liberados dos repetidos nascimentos e mortes.

Como o corpo material, feito de átomos flutuantes, está sempre ameaçado pelo tempo e pela morte, ninguém pode manter o corpo que tem, mesmo que alguém diga, "mas se eu tiver o corpo desta linda princesa, e assim permanecer" só tem que esperar um tempo e vai se tornar velhinha e já não será a mesma. E assim, vamos e voltamos, vamos e voltamos, esse não transcender e não estiver disposto a ir para um nível superior, permanecerá confinado no mundo material, nascendo e morrendo de novo e de novo. Por isso, é necessário distinguir o corpo denso do corpo astral.

Muitas pessoas no mundo confundem espírito e espiritual (identidade espiritual que não é material). Espírito é mais um termo cristão que se refere ao corpo sutil, embora a palavra possa ter outros significados. Na antiga língua dos Vedas, a palavra Atma refere-se à alma eterna transcendental, o que, aliás, nos permite ver claramente de onde o latim herdou o termo alma. Tanto na tradição Vaishnava, quanto na cristã, a palavra "alma" refere-se, sem dúvida, ao ser individual espiritual. Por isso, é importante não confundir o ser transcendental (alma) com o espírito sutil (a mente, a inteligência e o ego: lugar onde moram os desejos e apegos que condicionam a alma), porque quando se fala no sentido védico de vida espiritual, de alma espiritual, estamos falando do ser eterno transcendental que está procurando o Amor espiritual puro, que está buscando a rendição ao Pai, ao Seu Criador; o significado de sua existência, e não poderá se satisfazer com nada menos que esse Amor e se não o encontrar, continuará perambulando, tentando encontrá-lo de qualquer maneira.

Finalmente, esperamos que você encontre em algum momento, um devoto puro de Deus, um guia espiritual para mostrar-lhe com toda a clareza, que o maior e mais belo para um ser neste mundo é servir a Deus de todo o coração. Segundo as antigas escrituras e as mensagem dos santos, que é a meta e o gozo pleno aos que podem aspirar toda alma que esteja disposta a render-se à vontade de Deus. A forma mais intensa e mais rápida para ter um encontro com a divindade que está presente em nossos corações, sob a forma da Superalma (o Guardião), o Mestre Interior, é através da invocação do Senhor. A Sabedoria Védica revela que este chamado é eficaz quando cantamos o nome de Deus: Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Tradução: "Oh, meu Senhor, deixe-me ser um instrumento do seu amor".

Fonte: Coleção Sabedoria Védica
Autor: Swami B.A. Paramadvaiti

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons