Como e porque oferecer sua comida






Este tema é de fundamental importância para toda a humanidade. Oferecer é agradecer, é reconhecer a origem de toda a energia; o primeiro que temos que entender é que somos mantidos pela natureza e que ela possui a mais maravilhosa quantidade de mecanismos para controlar e dirigir o mundo inteiro.
Nós, os filhos da natureza somos almas espirituais e temos um corpo material o qual nos foi emprestado por um tempo limitado. Corpo e alma se mantêm juntos porque há água e elementos que provem as condições necessárias para isto. Por outro lado é muito importante ver como nossa atitude é influenciada pelo que comemos, pelo que escutamos, pelo que observamos, etc.
Quando oferecemos nossa comida pronunciando mantras (orações sagradas) respectivos e se agradece ao Senhor por nos manter, se cria uma linda atmosfera que sana a nossa existência. O professor japonês Maseru Emoto realizou uma experimentação tirando fotografias dos cristais de água expostos ao som das palavras com amor, bondade, e perdão; e de cristais de água expostos a palavras de ódio terror e crueldade. As fotos destes cristais congelados são surpreendentes, os cristais com palavras ásperas e ofensivas pareciam monstros, enquanto que os das palavras agradáveis pareciam diamantes preciosos. Isto cobra relevância para nós, quando lembramos que o corpo humano esta formado por um 90% de água. E que cada uma de nossas células contem toda a informação da nossa composição. Os sons que pronunciamos e a atitude que tomamos ao oferecer nossos alimentos carregam informações que se impregnam em cada átomo e que, claro, se reflexão no nosso desenvolvimento.
Oferecer nossa comida e agradecer antes de comer é uma tradição milenar; no yoga esta pratica forma parte da rotina diária; e também nos enche de alegria, aumenta a quantidade de consciência na cozinha e permite que a família tenha cada dia um momento sagrado de associação entre si quando comem a comida oferecida.
A comida oferecida é uma comida livre de Karma (reação), quer dizer, alimentos preparados livres de repercussões negativas, materialistas e sutis.
O Senhor Krishna (Deus) diz no Bhagavad-Gita: “Tudo o que comas, tudo o que ofereças, faça-o como uma oferenda a mim”.
Carne, peixe, frango, ovos etc., não podem ser oferecidos, assim como tampouco as bebidas alcoólicas.
A comida oferecida é uma comida transcendental e nos libera das influências reativas da natureza material. Iluminação e alegria invadem uma casa onde se observam estas praticas.
O processo de oferecer é muito simples e não custa nada, mas só funciona si é feito de coração:
Escolha um lugar limpo e sereno em sua casa e coloque ai um altar. No processo do Bhakti Yoga, o altar contém um quadro ou foto ou deidade do Senhor do nosso coração, e coloque todas as preparações em um lindo prato especial para servir ao Senhor Supremo, se tiver a sua disposição se pode colocar uma planta de folha sagrada de Tulasi, leve em um prato ao seu altar e feche a cortina enfrente ao altar, e acompanhando pelo som de um sino pronuncie as seguintes palavras:
Hare Krishna
Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare
Oh meu Senhor deixa-me ser um instrumento do seu amor! Por favor, meu Senhor aceita esta oferenda que preparei para t,i por sua misericórdia.
(repete este mantra três vezes).
Pessoas iniciadas pronunciam os seguintes mantras para fazer uma oferenda completa:
Om ajñana timirandhasya jñanajana salakaya
Chaksur unmilitan yena tamai sri gurave namah
Nasci na mais escura ignorância,e meu mestre espiritual abriu meus olhos com a luz do conhecimento. A ele ofereço minhas mais humildes e respeitosas reverencias.
Namo maha vandayaya Krishna prma pradayate
Krsnaya Krishna cheyatanya namne goura tvise namah
Ofereço minhas respeitosas ao Senhor Supremo Sri Krishna Cheitanya, quem é o mas magnânimo que qualquer outro avatara, inclusive mas que o próprio Senhor Krishna , porque outorga livremente o que ninguém jamais outorgou, amor puro por Krishna.
Namo brahmanya devaya GO brahmana hitaya cha
Yagad hitaya krishnaya govindaya namo namah
Ofereço minhas respeitosas reverencias a ti meu Senhor Govinda. Você é protetor das vacas e o bem querente dos Brahmanas, assim com de toda a humanidade.
A oferenda de comida é uma oferenda de nossa consciência, depois de pronunciar os mantras nos quais se pode meditar ou cantar uma canção ao Senhor, logo se aplaude 3 vezes com a mão e se abre a cortina do altar.
Retire o prato e os copos e transfira a outro prato o coloque de novo na panela onde foi cozinhado. Agora toda este comida se tornou Maha Prasada, alimento oferecido a Deus.
Na cultura védica se recomenda que antes de comer, se deve ir até a porta de casa e chamar a graça de Deus: ”esta comida pronta na mesa, se Alguém tiver fome que venha por favor” . Logo se alguém aparece deve ser convidado a comer. Antes de servir a comida todos devemos pronunciar uma oração para agradecer a misericórdia de Deus por dar-nos o sustento da nossa existência:
“Este corpo cheio de ignorância, nos enreda com os sentidos e nos lança ao oceano sensorial. A língua é um perigo, por insaciável e obstinada custa muito conquistar-la, mas o muito bondoso Krishna nos ajuda a controlar nos dando o alimento previamente degustado por Ele. Tomando este alimento glorifiquemos a Sri Radha e Krishna, com amor invoquemos a ajuda de Sri Cheitanya y Nityananda”.
Por seguir este costume diariamente e comer somente comida santificada se pode experimentar mudanças maravilhosas na vida. Ensaie por favor, seus amigos e familiares se beneficiarão. Distribuir comida oferecida é considerado um benefício generoso que trás fortuna e desenvolvimento interno.
Desperdiçar comida, consumir comida rápida ou se encher de agressão ao comer carne, frango ou peixe são a principal causa de que hoje em dia não se encontre paz em nenhum lado.
Que Deus o acompanhe na forma da sua misericórdia comida (prasadam) pelo resto de sua vida.
No templo mais perto de sua casa se pode adquirir campanas e fotos para o altar ou pode baixar-lo na internet na pagina de sabedoria Védica:
Máximas:
“Tudo o que faças, tudo o que comas, tudo o que ofereças e presenteie, assim como também todas as austeridades que executes, deve-se fazer como uma oferenda a mim" Bhagavad-Gita (9, 27)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Coupons